Os jogos de computadores compreendem desde jogos simples, como o Tetris, até jogos complexos que
exigem aplicações de técnicas de inteligência artificial, como o Doom II.
Apesar de existirem diversas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de tais jogos, a escolha da linguagem de programação a ser usada é fundamental. O desenvolvedor deve atentar fatores como recursos oferecidos, nível de fluência que possui na linguagem, facilidade de uso e também, quais linguagens são suportadas pela ferramenta escolhida.
Abaixo é apresentada uma breve descrição de algumas ferramentas de código livre existentes, bem como as linguagens suportadas por cada uma delas:
· OpenGL: Open Graphic Library é uma biblioteca de rotinas gráficas de modelagem, manipulação de objetos e exibição tridimensional que permite a criação de aplicações que usam computação gráfica. Seus recursos permitem criar objetos gráficos, bem como tratar animações, imagens e texturas. Suporta nativamente as seguintes linguagens de programação: Ada, C, C++, Fortran, Python, Perl e Java. É licenciada como Free Software License B;
· SDL: Simple DirectMedia Layer é uma biblioteca multiplataforma criada para prover acesso a dispositivos de áudio, teclado, mouse, joystick e vídeo. Foi desenvolvida na linguagem C, mas suporta também nativamente C++ e, através de ligações (bindings), outras linguagens como Ada, Eiffel, Java, Lua, ML, Perl, PHP, Pike, Python, e Ruby. É licenciada como Lesser General Public Licence;
· ClanLib: É uma biblioteca multiplataforma de código livre desenvolvida em C++, para o desenvolvimento
de jogos. Sua natureza orientada a objetos permite ao usuário programar em alto ou baixo nível, eliminando redundância de código e ainda permitindo a programação de funcionalidades avançadas.
Como exemplo de sua facilidade de uso, pode-se citar a reprodução de som. No código abaixo, simplesmente criando um objeto da classe CL_SoundBuffer (linha 1) e chamando uma função dessa classe (linha 2), é possível reproduzir um arquivo de som:
1 CL_SoundBuffer som("TIRO.wav");
2 som.play();
ClanLib Application: todo e qualquer jogo criado com a ClanLib precisará utilizar a classe CL_ClanApplication, que é responsável por inicializar a biblioteca e a aplicação. Dessa forma, os jogos criados com a ClanLib devem ser derivados dessa classe (linha 1) e redefinir sua função main (linha 3), como no exemplo a seguir:
1 class MeuJogo : public CL_ClanApplication{
2 public:
3 virtual int main(int argc, char **argv){
4 CL_SetupCore::init();
5 // Código do jogo
6 CL_SetupCore::deinit();
7 return 0;}
8 } app;
Na Linha 8, app já é uma instância da classe MeuJogo e as funções init() (linha 4) e deinit() (linha 6) permitem inicializar e finalizar respectivamente os componentes da biblioteca. Isso foi feito no exemplo anterior com a classe CL_SetupCore, que inicializou as classes Core, responsáveis pela entrada/saída.
· Outras Ferramentas: existem ainda diversas outras ferramentas que auxiliam a criação de jogos, como a biblioteca HERMES, para conversão de imagens; a biblioteca OpenAL - Open Audio Library, para manipulação de dispositivos de áudio e a biblioteca ZLIB, para compressão de dados.
Fonte: Tirado do Artigo: "Desenvolvimento de Jogos de Computadores Usando Software Livre",
dos autores: RICARDO DA SILVEIRA COELHO, VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO.
Mas, além de serem extremamente atraentes, essas musas tem muito mais a oferecer. Pensando nisso, o Baixaki Jogos resolveu preparar um especial com um único objetivo: mostrar aos usuários quem são as melhores personagens dos games para se namorar. Elas não existem, mas nem por isso deixam de contar com uma personalidade marcante.
De quebra, ainda trouxemos um infográfico para deixar a situação mais clara — afinal, até mesmo as mulheres dos games são complicadas, não é mesmo? Sem mais delongas, confira algumas razões para namorar — ou não — algumas das personagens mais famosas dos jogos. E lembre-se de dar sua opinião, caso não encontre sua musa na lista!

Mulheres para todos os gostos
De matadoras às discretas
Samus Aran


Lara Croft

Outro fato que merece destaque é sua inteligência. A arqueóloga usa mais sua mente do que a força bruta para se livrar de armadilhas e resolver mistérios que, aparentemente, não tinham solução. E quanto à sensualidade? Sinceramente, Lara é uma das musas mais desejadas no universo dos games. Mas, mesmo com um corpo escultural, a musa não chega a ser provocante — e sacana — como Bayonetta, por exemplo.
Chun-Li
A maior estrela da série Street Fighter também é desejada por milhões de jogadores mundo a fora. Mesmo depois de ganhar um filme completamente ridículo e traços um pouco mais “masculinos”, Chun-Li continua com força total na lista de musas.
A lutadora de rua não é exatamente uma matadora. Em suas brigas pela justiça, Chun-Li certamente não mostra piedade quando o assunto é pancadaria. Entretanto, tudo é feito apenas pela necessidade de descobrir a verdade. Sua sensualidade já foi maior, principalmente nos primeiros games, nos quais a personagem ainda tinha muitos traços femininos. Atualmente, Chun-li conta com pernas e mãos tão exageradas que nos fazem pensar duas vezes antes de cogitar qualquer outra coisa.
Como namorada, Chun-Li se mostraria como uma parceira extremamente fiel. Mas não pense em deixá-la na cozinha ou limpando a casa, pois é bem capaz que a lutadora use suas pernas para mostrar quem manda no pedaço.
Bayonetta

Bayonetta é, sem sombra de dúvidas, a personagem mais matadora desta lista. A bruxa dá uma lição em anjos, demônios e em qualquer coisa que não a agrade. E mais: além de usar vários tipos de armas, Bayonetta ainda é capaz de torturar seus oponentes por pura diversão. Em casos mais extremos, a personagem invoca criaturas de outro mundo para finalizar o trabalho de maneira brutal. Tudo com muito sarcasmo e sensualidade, é claro.
Falando em sensualidade, Bayonetta é provocação pura. Qualquer movimento realizado pela personagem é provocante e o jogador dificilmente conseguirá tirar os olhos de suas curvas enquanto desfruta do game. Como se não bastasse, a bruxa fica nua quando está invocando demônios. Pelo menos seus inimigos morrem felizes enquanto observam uma das musas mais sensuais dos games.
Como namorada, Bayonetta com certeza seria a dominante no relacionamento. Mas não se preocupe, pois você provavelmente se renderia e aceitaria tudo isso tranquilamente. A não ser que queira acabar em um caixão com espinhos.
Zelda

Zelda, como é possível perceber, não faria mal a um mosquito. Ela é, e sempre foi, muito mimada e totalmente de acordo com a etiqueta de uma verdadeira princesa. Contudo, não há como negar que Zelda pode se comportar como o terror psicológico de Link. A donzela consegue deixar o herói maluco com algumas palavras e atitudes.
A discrição é outro fator dominante na personalidade da princesa. Em praticamente todas as suas aparições, Zelda surge com vestidos longos e que escondem suas curvas. E, quando decide mudar, aparece como uma guerreira que mais relembra um homem: Sheik. Sem dúvidas, é preciso ter muita paciência para namorar Zelda.
Peach

Assim como Zelda, Peach aparece apenas para acabar com a tranquilidade dos irmãos Mario. A princesa surge em praticamente todos os jogos da série, sempre sendo sequestrada por Bowser e seus companheiros.
Contudo, ao contrário da musa da série Zelda, Peach não chega a interferir de maneira significativa na aventura de Mario. Ou seja: nada de palavras mimadas e egoístas que desequilibrem o personagem. Além disso, a princesa é totalmente inofensiva, podendo ser classificada a partir da definição de donzela.
A sensualidade também não existe. Peach é totalmente discreta, mas provavelmente guarda um charme irresistível — afinal, deve haver algum motivo para toda essa disputa entre Mario e Bowser, não é mesmo? Como namorada, Peach provavelmente seria tranquila e não se incomodaria em fazer deliciosos bolos para seu companheiro todos os dias.
Faith

Faith é calma, calculista e utiliza métodos inesperados e improvisados para alcançar seus objetivos — que, normalmente, estão em locais de difícil acesso. Adepta da arte do Parkour, a personagem mais salta do que briga. Quando é necessário participar de combates, Faith não exibe um comportamento típico de uma matadora.
Seu estilo peculiar e moderno pode não agradar a todos, mas não há como negar que Faith se movimenta de maneira sensual até quando salta sobre arranha céus. Seus traços únicos são marcantes, assim como suas vestimentas e tatuagens. Como namorada, você poderia se surpreender sendo acordado no meio da noite com alguém na janela de seu prédio.
Jill Valentine

Posteriormente, a personagem ressurge em Resident Evil 5 ainda mais poderosa, esbanjando poderes e habilidade sobre-humanas. No terceiro jogo da série, Jill exibia suas curvas graças a uma minissaia capaz de seduzir até mesmo os zumbis. Na última iteração, a heroína aparece ainda mais atraente, com roupas justas e decotes que deixam Chris maluco.
Como namorada, Jill seria uma excelente pedida — pelo menos quando não está sendo controlada pelas forças do mal. Além disso, a parceira está sempre pronta para qualquer ataque zumbi, algo que pode ser extremamente útil para aqueles que só enfrentaram as criaturas utilizando seus joysticks.
Trip

Mesmo assim, Trip é medrosa e dependente. As ações aparentemente maléficas são feitas apenas por amor a si e ao companheiro. A musa raramente utiliza a força bruta para evitar seus oponentes, apelando para métodos mais avançados e fundamentados na tecnologia.
Trip possui uma personalidade quase discreta, se não fossem pelos seus cabelos e vestimentas esquisitos. Como namorada, é necessário tomar muito cuidado. A heroína pode até parecer inofensiva, mas não hesita em explodir a cabeça de seu companheiro caso ele não se comporte de maneira adequada.
Chloe Frazer

Chloe causa vários problemas para Nathan Drake, personagem principal do game, e seus companheiros, principalmente pelo fato de ter uma personalidade extremamente forte. Mesmo assim, a musa de cabelos negros consegue seduzir facilmente qualquer um quando isto for necessário.
Quem namorar Chloe deve estar preparado para muitas provocações e também para uma eventual traição. Só não tente reclamar, pois o resultado pode não ser muito agradável.
Madison Paige
A fotógrafa de Heavy Rain também ganhou fama no mundo dos games com seu papel inesquecível em um dos grandes jogos desta geração. Madison gosta de “ficar em seu canto”, mas não consegue esconder sua curiosidade quando algo misterioso acontece. Seu humor calmo conquista qualquer um, assim como seu jeito reflexivo.
Paige pode até ser discreta em alguns momentos, mas sabe muito bem como deixar as coisas quentes. Quem conseguir namorar a beldade deve se preparar para strip-teases e outras surpresas que só acontecem entre quatro paredes.

Alyx Vance

Como namorada, Alyx Vance seria perfeita para quem gosta de discutir sobre tecnologia e cachorros robóticos. Provavelmente, ela está mais atenta ao intelecto de seus pretendentes do que à beleza. Então é melhor voltar a estudar.
Chell

Chell busca apenas sobreviver e para isso é necessário enfrentar a inteligência artificial conhecida como GLaDOS. Durante sua aventura, a protagonista utiliza apenas a Portal Gun, e normalmente não precisa aniquilar nem mesmo robôs para escapar de sua prisão. A musa é discreta, mas é equipada com uma espécie de salto alto que causa inveja a qualquer uma.
Como namorada, Chell provavelmente seria uma companhia quieta, mas que pode surgir “do nada” em seu quarto. Não sabemos se ela ao menos sabe falar. Na verdade, será que ela sabe fazer algo que não seja correr e criar portais?
Ada Wong

Em Resident Evil 4, ela retorna com força total, mostrando-se como uma verdadeira matadora. A personagem simplesmente ataca qualquer coisa que não lhe agrade. E ataca pra valer. Habilidosa com armas e também nas artes marciais, Ada consegue eliminar praticamente toda ameaça que cruze sem caminho — e sem perder a pose.
A sensualidade de Ada é exaltada em Resident Evil 4, game em que a musa aparece ainda mais provocante, trajando um vestido que ficará na memória dos gamers por muito tempo. Mas, cuidado: Ada Wong já mostrou mais de uma vez que não é totalmente confiável.
Morrigan Aensland

Morrigan luta apenas para dar continuidade ao seu reinado. É quase como uma espécie de passatempo, mas que causa muita dor de cabeça nos oponentes. O mais interessante, entretanto, é a sua sensualidade. Na realidade, a lutadora é um súcubo, um demônio que tem como objetivo seduzir os homens. Daí a razão para você querer tanto tê-la como esposa. Afinal, só estamos falando de uma das mulheres mais sensuais dos games, não é mesmo?
Ivy

Mas, provavelmente pouco disso importa para quem conhece Ivy. Não há como negar que a lutadora conta com os seios mais impressionantes do universo do entretenimento eletrônico. Muitos dizem que a personagem chega a ser exagerada, enquanto outros não conseguem enxergar nada além de suas curvas. Totalmente sedutora, Ivy é a namorada dos sonhos para quem gosta de uma “safadeza oculta”.
The Boss

Durante a Segunda Guerra Mundial, The Boss foi a principal responsável pela vitória das tropas estadunidenses na Normandia. Além disso, Joy também se infiltrou na União Soviética para adquirir informações sobre vários projetos ambiciosos, chegando até mesmo a viajar para o espaço. Mesmo derrotada por Big Boss (Naked Snake), The Boss será sempre lembrada como uma das mulheres mais fatais dos games.
The Boss pode não ser a mulher mais atraente do mundo, mas sabe como seduzir — seu decote que o diga. Mesmo assim, sua maior arma são seus trunfos no campo de batalha, que conquistam qualquer homem de guerra. Ideal para quem gosta de beldades autoritárias.
E para você, quem seria a namorada ideal? Comente suas personagens favoritas do mundo dos games e o porquê delas serem suas prediletas. Lembrando que não é só a beleza que conta, personalidade e capacidade de matar são pontos super importantes tratando-se da namorada de um gamer.
Fonte: Baixaki Jogos