CAMPANHA IMPOSTO JUSTO PARA VIDEO GAMES

>

domingo, 29 de agosto de 2010

Como Programar Jogos - Parte 2

A linguagem escolhida para desenvolver-mos nosso jogo foi o DarkBasic PRO, infelizmente o programa utilizado para desenvolvimento é pago, mas no site do Desenvolvedor é oferecido um “Demo” para testes. O DarkBasic PRO é uma linguagem relativamente fácil, leve, mas muito poderosa, feita especialmente para desenvolvimento de jogos.

O primeiro jogo que iremos fazer será em 2D. Se você está se perguntando “O que é isso?” lá vem as definições:

2D – Duas dimensões, apenas as dimensões X e Y, ou seja você apenas controlará se o seu personagem vai pra frente ou pra traz, se vai pra cima ou pra baixo.

3D- Três dimensões, X, Y e Z, as quais exigem um conhecimento matemático maior com um domínio de modelagem grande.



Introduzindo o DarkBasic PRO:



Agora vamos aprender os primeiros comandos em DarkBasic, abra o programa e digite:



Print “Olá Mundo”

Wait key



Depois de Digitado isso pressione o botão F5 ou clique no botão executar e está ai. Vamos analisar o nosso programa:



Print “Olá Mundo” – O Print é um comando para escrever dados ou variáveis na tela

Wait key – Sem este comando você não iria conseguir ver a mensagem, pois o programa iria fechar automaticamente. Este serve para esperar que o usuário tecle alguma tecla para continuar o programa, não tendo nenhum código depois conseqüentemente ele encerrará o programa.



Vamos para a próxima parte, vamos começar a interagir um pouco mais com o usuário. Aprenderemos a como receber informações do usuário:



Input “Digite seu nome – ”; nome$

Print “Olá Sr(a)”

Print nome$

Wait key



Input “Digite seu nome – ”; nome$ - O input serve para fazer uma “pergunta” para o usuário, cuja a sintaxe é Input “Pergunta”; variável que será guardada a resposta lembrando que o DarkBasic PRO é Case Sensitive, ou seja diferencia maiúsculo de minúsculo.




Imagens de Jogos Feitos em DarkBasic

 



 

Mercado de games no Brasil de vento em popa

Para os colegas que tem interesse no mercado de games, tem uma boa noticia, o mercado está melhorando aqui no Brasil, e existe a possibilidade de melhorar cada vez mais. Especialistas do setor veem grande melhorias para o futuro.

No site Olhar Digital tem uma matéria que explica e mostra o porque que o mercado está tão bom por aqui e porque vai melhorar, para acessar a matéria basta clicar "Aqui" e ler a matéria completa.

O  mercado de games é hoje um mercado maior que o cinematografico e musical, tem espectative de faturamento no ano de 2012 de cerca de 68bilhões de dólares (que é um ano antes da turma de formar), o ano passado não foi o melhor para o segmento devido a crise a mundial, mas com isso as coisas melhoraram aqui no Brasil. Devido o pais não ter sido muito afetado pela crise isso fez com que o mercado internacional olhasse para nos aqui e visem que o Brasil é quem ta com bola.

Um País que está com tudo no mercado de games é a Coreia do Sul, onde Existe grandes Titulos como o World of Warcraft, que é muito conhecido entre os jovens e adeptos do jogos estilo RPG, na matéria à o comentario que o Brasil hoje está igual a Coreia a oito anos atrás dando a entender que aqui pode ficar igual esta la, basta um incentivo do governo e das grandes marcas que existe no mercado de games.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Como Programar Jogos - Parte 1


Na primeira parte vamos começar com a lógica de programação em jogos.
Primeira coisa que vocês devem saber: os jogos não são fáceis de fazer pois exigem uma enorme interatividade com o jogador, por isso não esperem fazer jogos parecidos com os dos gênios da EA games pois vão se desiludir, só por curiosidade, nesses jogos são envolvidos milhares de pessoas, desde desenvolvedores ( programadores ), modeladores ( game designer ), etc…

Softwares a serem utilizados:

Os softwares a baixo serão utilizados por programadores, ou seja aqueles que irão desenvolver a parte lógica dos jogos:
-DarkBasic
-C++
-Java
-C#
-Torque Script
-Unreal Script
-LUA
-Python
-RUBY

Estas são Algumas das linguagens mais comuns para jogos, agora veremos alguns modeladores, ilustradores, para fazer os gráficos do jogo:

-Photoshop
-Fireworks
-Flash
-Maya
-Blender
-3D Studio Max
-AutoCad


                                                                                                                                   Fonte:Tudo Sobre Programação

sábado, 14 de agosto de 2010

Campanha visa baixar impostos de games no Brasil

PL-300/07 quer incluir games e consoles na Lei de Informática
Foi colocado no ar o site da campanha "Imposto justo para videogames", que visa colher assinaturas para que seja aprovada o Projeto de Lei número 300 de 2007, de autoria de Carlito Merss, então deputado federal do PT por Santa Catarina. O link está no final da página.

O Projeto prevê a extensão dos benefícios da Lei da Informática aos jogos eletrônicos, servindo tanto ao hardware quanto ao software e outros acessórios, o que supostamente poderia resultar numa queda de preços.

Hoje a carga tributária que incide sobre os consoles, por exemplo, pode chegar a 275%. São esses custos que fazem um Xbox 360 Elite, que custa US$ 299 nos Estados Unidos, chegar a R$ 1.999 no Brasil. Proposto em março de 2007, a proposta está parada na Comissão de Finanças do Senado. O relator é o deputado Antonio Palocci (PT-SP).

"Vamos fazer muita pressão para que o imposto seja diminuído e, consequentemente, que os preços de jogos, consoles e acessórios caiam drasticamente nos pontos de venda", disse André Martins, diretor geral da editora Tambor.

Links: