CAMPANHA IMPOSTO JUSTO PARA VIDEO GAMES

>

domingo, 29 de agosto de 2010

Como Programar Jogos - Parte 2

A linguagem escolhida para desenvolver-mos nosso jogo foi o DarkBasic PRO, infelizmente o programa utilizado para desenvolvimento é pago, mas no site do Desenvolvedor é oferecido um “Demo” para testes. O DarkBasic PRO é uma linguagem relativamente fácil, leve, mas muito poderosa, feita especialmente para desenvolvimento de jogos.

O primeiro jogo que iremos fazer será em 2D. Se você está se perguntando “O que é isso?” lá vem as definições:

2D – Duas dimensões, apenas as dimensões X e Y, ou seja você apenas controlará se o seu personagem vai pra frente ou pra traz, se vai pra cima ou pra baixo.

3D- Três dimensões, X, Y e Z, as quais exigem um conhecimento matemático maior com um domínio de modelagem grande.



Introduzindo o DarkBasic PRO:



Agora vamos aprender os primeiros comandos em DarkBasic, abra o programa e digite:



Print “Olá Mundo”

Wait key



Depois de Digitado isso pressione o botão F5 ou clique no botão executar e está ai. Vamos analisar o nosso programa:



Print “Olá Mundo” – O Print é um comando para escrever dados ou variáveis na tela

Wait key – Sem este comando você não iria conseguir ver a mensagem, pois o programa iria fechar automaticamente. Este serve para esperar que o usuário tecle alguma tecla para continuar o programa, não tendo nenhum código depois conseqüentemente ele encerrará o programa.



Vamos para a próxima parte, vamos começar a interagir um pouco mais com o usuário. Aprenderemos a como receber informações do usuário:



Input “Digite seu nome – ”; nome$

Print “Olá Sr(a)”

Print nome$

Wait key



Input “Digite seu nome – ”; nome$ - O input serve para fazer uma “pergunta” para o usuário, cuja a sintaxe é Input “Pergunta”; variável que será guardada a resposta lembrando que o DarkBasic PRO é Case Sensitive, ou seja diferencia maiúsculo de minúsculo.




Imagens de Jogos Feitos em DarkBasic

 



 

Um comentário:

  1. Muito interessante, ainda não tinha ouvido falar sobre esse programa. O que deve dar trabalho deve ser editar os personagem e a texturização dos cenarios. Eu já usei o RPG maker mas não entendi muito bem seu funcionamento e também me pareceu bastante limitado já esse funciona como uma IDE para desenvolvimento. Muito bom mesmo. Parabens!

    ResponderExcluir